Praia da Armação

PRAIA DA ARMAÇÃO
Antes do petróleo e do cimento, a iluminação e o concreto eram feitos, usando óleo retirado da gordura, principalmente da baleia-franca. No sul da Ilha de Santa Catarina, a Praia da Armação, como o próprio nome sugere, foi um dos locais onde isto acontecia.
Quando finalmente a era da caça à baleia terminou, esta região viu-se a beira da ruína. Mas hoje prospera, explorando o turismo.

Isto demonstra que sempre podemos abrir mão de um recurso econômico baseado na destruição e morte, pois em substituição, sempre haverá outro baseado na preservação da vida. Além disso, a geração de renda baseada em atividades sustentáveis é para sempre.

A principal atividade turistica baseia-se no manejo, fundamentado em capacidade de suporte, do transporte de visitantes para a Ilha do Campeche. É um exemplo a ser seguido em toda orla costeira, principalmente em ilhas.
Mas boa parte da população não está ainda sintonizada neste estilo e pratica verdadeiras atrocidades com os atributos naturais. Esperamos que a valorização de práticas sustentáveis e a repercussão de um estilo adequado de crescimento econômico, ajude a nortear o comportamento destas pessoas.

Curta a página do INSTITUTO LARUS no Facebook.